Direção Geral de Saúde lança guia de alimentação para enfrentar pandemia

A Direção Geral de Sáude (DGS) publicou recentemente um manual que inclui várias recomendações sobre as quantidades ou tipo de alimentos que deve comprar na mercearia ou no supermercado.

Maria João Gregório (Directora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável) referiu, no momento do lançamento, que este manual, além de reforçar a importância das “boas práticas de higiene e segurança” para prevenir a COVID-19, sugere também “várias orientações para o consumo , planeamento e compra de alimentos“.
A Directora do Programa refere que a evidência científica indica que os alimentos “não são uma via de transmissão”, mas que são necessários reforços nas “boas práticas de higiene e de segurança”, especialmente no momento da compra dos alimentos. Não vamos ficar fechados em casa, portanto não temos de ter uma preocupação acrescida em fazer a compra de muitos alimentos e açambarcar, mas temos de modificar o nosso comportamento na compra”, afirma, Maria João Gregório.
“No momento da compra, devemos assegurar e ter em consideração algumas medidas de segurança, nomeadamente, etiqueta respiratória, cumprir as distâncias de segurança e evitar o manuseamento excessivo de alimentos. É isso que reforçamos neste manual”, frisa.
Uma das sugestões passa pela escolha de produtos e alimentos com um prazo de validade mais longo e a compra de produtos frescos.
A DGS propõe ainda o ‘kit’ para alimentação de 14 dias, quais os produtos e em que quantidade, seguindo as orientações da roda dos alimentos. A quantidade é deixada à consideração da população, uma vez que depende da “capacidade de armazenamento” de cada família.
No manual constam também os “seis passos para uma alimentação saudável”, sublinhando a importância de se “manter as rotinas e os horários das refeições”.
A autoridade de saúde promove este guia, defendendo que a alimentação pode reforçar o sistema imunitário.

O documento pode ser consultado aqui.

Fonte: A informação para compor esta notícia foi retirada do registo das declarações de Maria João Gregório à Agência Lusa, publicado em vários canais de comunicação social no dia 20 de março de 2020.

Proteja-se a si e aos outros. Fique em casa.