Doença cardiovascular e COVID-19

Um estudo desenvolvido por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) sugere que a doença cardiovascular é a comorbilidade que acarreta maior risco de mortalidade por COVID-19, seguida da diabetes.
O estudo desenvolvido pela equipa da FMUC pretendeu determinar o risco de mortalidade por COVID-19 tendo em conta a idade, o género e a presença de comorbilidades como diabetes, hipertensão, doença cardiovascular, respiratória ou oncológica.
Através de ferramentas matemáticas, os investigadores procuraram determinar quais a comorbilidades que mais contribuíram para a mortalidade relacionada com a Covid-19. Este estudo constatou igualmente que existe uma maior probabilidade de mortalidade nos homens e “também um aumento do risco de mortalidade associado à idade, principalmente a partir dos 50 anos, sendo este risco, em média, 6,76 vezes maior a partir desta idade, 18,82 vezes maior a partir dos 60 anos, 43,73 vezes maior a partir do 70 anos e 86,87 vezes maior a partir do 80 anos, quando comparado com a classe de referência (até aos 20 anos)”, conforme referido pelos próprios investigadores.
Para ler o artigo científico na íntegra, carregue aqui
Proteja-se a si e aos outros. Fique em casa.