Leituras em tempo de pandemia: Factfulness, de Hans Rosling (2)

O Presidente Barack Obama escreveu acerca de Factfulness, de Hans Rosling: “um especialista em Saúde Internacional de renome, escreveu um livro cheio de esperança no potencial de progresso humano, se prestarmos atenção aos factos e esquecermos os nossos preconceitos”.

Hans Rosling explica-nos como olhar para os factos atuais com esperança e de forma mais positiva:

“ (…) a nossa tendência para repararmos mais no mau do que no bom. Este instinto está por trás da segunda conceção errada. “As coisas estão cada vez pior” é a afirmação acerca do mundo que ouço com mais frequência. E é absolutamente verdade que existem muitas coisas más neste mundo. (…). Para que este planeta tenha estabilidade financeira, paz e recursos naturais protegidos, há uma coisa que não podemos dispensar, que é a colaboração internacional, com base numa compreensão do mundo partilhada e baseada em factos. A presente falta de conhecimento acerca do mundo é assim o problema mais preocupante de todos. (…) Os factos básicos acerca do progresso do mundo são tão pouco conhecidos que eu sou convidado a falar acerca deles em conferências e reuniões empresariais em todo o mundo. Às vezes chamam às minhas conferências “inspiradoras” e muitas pessoas dizem que também têm um efeito reconfortante. Essa nunca foi a minha intenção. Mas é lógico. O que eu mostro são sobretudo apenas dados das Nações Unidas. Uma vez que as pessoas têm uma visão do mundo que é mais negativa do que a realidade, as puras estatísticas podem fazer com que se sintam mais positivas. É reconfortante, bem como inspirador, saber que o mundo é muito melhor do que pensamos”.

Rosling, Hans, Rönnlund, Anna Rosling e Ola Rosling. 2019. Factfulness – Factualidade: Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos. Lisboa: Temas e Debates. isbn: 9789896445041

Proteja-se a si e aos outros. Fique em casa.