Máscaras COVID-19 já têm certificação pelo CITEVE

As notícias dos últimos dias parecem indicar que, a partir do início de maio, o País comece a regressar à normalidade possível.
Se assim for, uma das medidas expectáveis é que esse regresso seja efectuado de forma planeada e apoiado em medidas de proteção como a obrigatoriedade do uso de máscaras por pessoas que permaneçam em espaços interiores fechados. Claro que medidas como esta, a ser tomada após o fim do atual estado de emergência, deverão sempre ser combinadas com as regras de proteção que todos já conhecemos: distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta respiratória. Nunca devemos esquecer e relaxar no cumprimento destas regras!
Nas últimas semanas várias opções de máscaras têm surgido no mercado. E, na altura de as adquirir, a escolha da melhor opção para proteção torna-se difícil pois requer avaliação especializada.
Pensando nos produtores e nos consumidores, e na garantia de qualidade das máscaras, o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) acabou de lançar uma certificação que irá apoiar os consumidores na escolha, bem como os empresários nacionais na produção. Esta certificação no âmbito do acordo estabelecido entre aquele centro de investigação, a Direção-Geral de Saúde e o Infarmed.
As máscaras de uso comunitário que estejam conforme as especificações técnicas exigidas para um produto de qualidade deverão ter um selo de garantia a conferir pelo CITEVE. O consumidor poderá, assim, saber que a máscara foi testada e está conforme, e ainda ter acesso a informação que o oriente na sua utilização (reutilizável/descartável; instruções de esterilização; durabilidade; tipo de utilização para que foi aprovada).
Para saber mais sobre este selo, consulte aqui.
A partir da mesma página terá acesso ao documento com as especificações técnicas para máscaras de uso comunitário (carregar no link Máscaras Comunitárias no mesmo texto, ou descarregar pdf em Documentos Associados no lado direito da página).
As fichas técnicas sobre as máscaras comunitárias reutilizáveis podem ser consultadas nesta página (as informações vão sendo atualizadas).
Fique em casa. Proteja-se a si e aos outros.
Se sair à rua, para já apenas por necessidade imperiosa, use sempre máscara.