A Diabetes e a COVID-19

Porque nunca é demais recordar, passamos em revista as informações e conselhos das fontes oficiais e APDP:

A infecção pela covid-19 pode causar sintomas e complicações mais graves na pessoa com diabetes, mas também em pessoas idosas, pessoas com doença cardiovascular ou com doença respiratória ou oncológica.
No caso da diabetes, o aumento da glicose no sangue pode perturbar o sistema de defesas do organismo (sistema imunológico) facilitando o desenvolvimento de infecções,por exemplo.
Tenha atenção – Os sintomas podem ser semelhantes aos de uma gripe- febre, tosse, falta de ar e cansaço. Pode afectar o controlo da diabetes e obriga a maior vigilância e a melhor controlo.

Como prevenir qualquer doença infecciosa?
Se espirrar ou tossir, tape a boca e o nariz com um lenço de papel ou faça-o para o cotovelo (para a prega do cotovelo) e deite o lenço de papel para o lixo.
Lave as mãos com muita frequência, com água e sabão ou com uma solução alcoólica desinfectante (álcool gel) antes de cada refeição, depois de ir à casa de banho, depois de estar em público, antes e depois de sair do trabalho e logo que chegue a casa.
Evitar contactos com pessoas com doença respiratória mantendo a distância de segurança recomendada pela DGS.
Use máscara.

Em casa: a pessoa com diabetes deve ter uma provisão de medicamentos para a sua doença, suficientes para um mês bem como de tiras teste e de sensores. Cumprir as recomendações gerais de higiene e segurança.

Pedido de apoio: no caso de suspeita deve comunicar com a linha saúde 24 (808 24 24 24) e explicar a patologia que tem, os sintomas e pedir e seguir os conselhos recebidos.
A APDP tem uma linha de apoio- 21 38 16 161- ao dispor das pessoas com diabetes .
Caso seja possível contactar o seu médico assistente pode fazê-lo e seguir os seus conselhos.

Que medidas deve tomar em dias de doença?
– deve fazer uma hidratação adequada com água ou chá tipo tisana (cidreira, tília, laranjeira, limão , etc);
– controlar a glicose no sangue (vigiar mais vezes);
– controlar a febre;
– se tem Diabetes tipo 1 pode ter com mais frequência corpos cetónicos positivos (falar ao seu médico ou para os números de apoio indicados – APDP, por exemplo);
– deve seguir as medidas aconselhadas pela equipa de saúde que contactou;
– mantenha a calma, pense que não está sozinho. Há organismos oficiais do nosso Serviço Nacional de Saúde disponíveis para o ajudar;
– proteja a sua família;
– se fuma deixe de fumar; não “brinque” com a sua saúde. Não estrague os seus pulmões.

Respeite as regras- fique em casa, proteja-se e proteja os outros.