Leituras em tempo de pandemia: Factfulness, de Hans Rosling (4)

Mais um excerto interessante do livro “ Factfulness” de Hans Rosling, desta vez explicando o efeito de duplicação de doenças contagiosas (neste acaso, o ébola):
“Como o resto do mundo, fui demasiado lento a compreender a magnitude e a urgência da crise do ébola. (…)
Aprendi pela primeira vez o efeito da duplicação na escola. Na lenda indiana, Krishna pede um bago de arroz no primeiro quadrado do tabuleiro de xadrez, depois dois bagos no segundo quadrado, quatro no terceiro quadrado, depois oito e assim por diante, duplicando de cada vez o número de bagos. Na altura em que chega ao último dos 64 quadrados , devem-lhe 18 446 744 073 709 551 615 bagos de arroz: o suficiente para cobrir toda a Índia com uma camada de arroz com 76 centímetros de altura.
Qualquer coisa que cresça em duplicado cresce muito mais depressa do que nos parece à primeira vista. Assim, percebi que a situação na África Ocidental se iria tornar desesperada. A Libéria corria o risco de uma catástrofe pior do que a sua recentemente terminada guerra civil e que, inevitavelmente, se estenderia a todo o mundo. Ao contrário da malária, o ébola poderia espalhar-se rapidamente em todos os climas e poderia viajar com os aviões, através das fronteiras e dos oceanos no interior dos corpos de passageiros que não saberiam que estavam infetados. Não havia um tratamento eficaz.”
Rosling, Hans, Rönnlund, Anna Rosling e Ola Rosling. 2019. Factfulness – Factualidade: Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos. Lisboa: Temas e Debates. isbn: 9789896445041
Proteja-se a si e aos outros. Fique em casa.