Leituras em tempo de pandemia: Factfulness, de Hans Rosling (5)

Continuando as leituras de Factfulness, de Hans Rosling:
Desastres naturais: em alturas como estas….
“ O Nepal é um dos últimos países asiáticos a permanecer no Nível 1 e, em 2015, foi atingido por um terramoto. A taxa de mortalidade torna-se sempre mais elevada quando um desastre atinge um país de Nível 1, devido à má construção dos edifícios, às fracas infraestruturas e aos débeis equipamentos médicos. Morreram nove mil pessoas.
Pergunta factual
Como mudou o número de mortes anuais devidas a desastres naturais durante os últimos cem anos?
Mais que duplicou
Manteve-se idêntico
Diminuiu para mais de metade
Este número inclui todas as mortes devidas a cheias, terramotos, tempestades, secas e temperaturas extremas e também mortes durante deslocações em massa de pessoas e pandemias após esses acontecimentos. Apenas 10 por cento das pessoas escolheram a resposta certa e, mesmo nos países que melhor responderam a esta pergunta- a Finlândia e a Noruega- , foram apenas 16 por cento……
De facto, o número de mortes devidas a ocorrências naturais baixou para muito menos de metade. É agora apenas 25 por cento do que era há cem anos. A população humana aumentou em 5 mil milhões de pessoas durante o mesmo período, por isso a diminuição de mortes per capita é ainda mais espantosa. Caiu para apenas 6 por cento do que era há cem anos.
A razão pela qual os desastre naturais matam hoje tantas pessoas a menos não é por a natureza ter mudado. É porque a maioria das pessoas já não vive no Nível 1. Os desastres atingem os países de todos os níveis de rendimento, mas o mal causado é muito diferente. Com mais dinheiro surge melhor preparação.
Graças a melhor educação, a novas soluções acessíveis e a colaborações globais, a diminuição das taxas de mortalidade é impressionante mesmo entre aqueles que estão condenados ao Nível 1 …
Rosling, Hans, Rönnlund, Anna Rosling e Ola Rosling. 2019. Factfulness – Factualidade: Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos. Lisboa: Temas e Debates. isbn: 9789896445041
Continue a proteger-se a si e aos outros.