Obesidade abdominal

O que representa em termos de riscos para a saúde ?
Quando se tem obesidade localizada no abdómen, a chamada obesidade abdominal, isso significa que temos gordura intra-abdominal, ou seja dentro da barriga. Esta situação pode estar associada a maior tendência para a aterosclerose, para facilitar a formação de tromboses, a maior resistência à ação da insulina, e à maior probabilidade de ter diabetes. A esta situação clínica chama-se “síndrome metabólico”. Este armazenamento exagerado de gordura na barriga pode acontecer também nos músculos, no fígado (fígado gordo) e no coração, por exemplo.
Por estas razões estamos a perceber que esta alteração metabólica pode trazer complicações cardiovasculares como o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral, sendo muitas vezes associado a aumentos da pressão arterial.
O perímetro da cintura é a medida ideal para verificar se há ou não aumento da quantidade de gordura dentro do abdómen.

É fácil medir a obesidade abdominal. Como?
Com uma fita métrica vulgar, vai medir o perímetro abdominal colocando-a entre a anca e a parte inferior da caixa torácica (últimas costelas). Terá obesidade abdominal se as medidas forem iguais ou maiores que 80 cm na Mulher ou 94 cm no Homem.
Perante medidas iguais ou superiores é urgente corrigir esta situação. Ao reduzir estas medidas para valores inferiores a estes, está a beneficiar o controlo metabólico da diabetes e a evitar as complicações cardiovasculares referidas.

Visite o seu médico para corrigir este problema que pode ter complicações graves.

Tem de se preparar para diminuir ou evitar alimentos ricos em calorias, por exemplo, gorduras. Deve evitar a ingestão excessiva de hidratos de carbono de absorção rápida como o açúcar ou bolos com açúcar. Vai ter de dedicar algum tempo do dia à atividade física (por exemplo à marcha). Veja se consegue estar menos tempo a ver televisão. Hidrate-se bem, sobretudo nos tempos mais quentes, bebendo água. Se quiser, pode aromatizá-la com limão ou manjericão. E, se fumar, deixe de o fazer. Só ganha com isso.

Não se esqueça da sua saúde. Cumpra o que o seu médico recomenda. Vigie o peso e o perímetro da cintura regularmente.

Continue a proteger-se a si e aos outros.