A diabetes no verão

É muito importante seguir as recomendações de saúde para evitar os efeitos negativos do calor. No caso da diabetes é essencial ter cuidados acrescidos para proteger a saúde durante o verão. Note que as situações extremas de exposição ao calor intenso podem obrigar a cuidados médicos de emergência.
Nalguns casos, podem surgir consequências graves,como a desidratação,que provoca danos no cérebro ou em outros órgãos e, nalguns casos, pode até levar à morte.

Proteja a medicação e dispositivos
No verão as temperaturas extremas podem provocar oscilações nos níveis de glicemia. Da mesma maneira podem sobreaquecer a medicação oral, a insulina e os dispositivos de medição da glicemia. Proteja a insulina do calor numa bolsa térmica para o efeito.

Previna problemas nos pés
Se tem neuropatia diabética, nunca caminhe sobre a areia ou ladrilhos de piscinas, pois podem atingir temperaturas elevadas. Dentro de água use sempre uma protecção nos pés. Utilize calçado adequado no dia a dia, optando por meias de algodão, sem costuras internas.

Se vai viajar
Fora do país, beba água engarrafada e coma vegetais bem cozidos. Evite molhos. Leve a documentação, inclusive a informação de que tem diabetes, em português e em inglês, solicitadas na APDP ( se não é assistido na APDP deve solicitar essa informação ao seu médico assistente) informando-se junto do seu médico. Viaje com o boletim de
vacinas.

Efeitos nefastos do calor
A exposição a períodos de calor intenso, durante dias consecutivos:
– é uma agressão para o organismo
– pode conduzir à desidratação
– contribui para o agravamento de doenças crónicas como a diabetes
– pode prejudicar gravemente a saúde.

Para um bom controlo da diabetes:
– proteja-se do calor
– vigie a glicemia
– mantenha a actividade física
– cumpra a medicação prescrita
– tenha atenção à tensão arterial
– proteja os pés
– não fume.

Fonte: Texto de Ana Margarida Marques, Revista da APDP- Diabetes. Viver em equilíbrio, nº 90.

Continue a proteger-se a si e aos outros.