A diabetes no verão (parte II)

Proteja-se do sol
Evite os picos do calor, nomeadamente a exposição solar entre as 11 e as 17 horas. Use um protetor solar (igual ou superior a 30), óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB, chapéu com abas e roupas frescas e largas. Evite ir à praia nos dias demasiado quentes.
Prefira espaços frescos
Em casa procure manter um ambiente fresco e arejado, se possível. Corra as persianas ou portadas. Quando o ambiente for demasiado quente, aconselha-se a procurar espaços frescos, como parques com sombra.
Mantenha a hidratação
Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia. Para onde quer que se desloque, transporte consigo água fresca. Evite beber refrigerantes e outras bebidas, além de água. No limite, prepare em casa chás frios ou águas aromatizadas.
Siga uma alimentação saudável e equilibrada
Coma várias vezes ao dia. Evite estar períodos longos sem comer. Vigie os níveis de glicemia. Se for ao restaurante mais frequentemente, por causa do bom tempo ou por estar de férias, deve escolher as opções mais saudáveis.
Faça atividade física ao ar livre
Nas horas de menos calor, de preferência de manhã cedo ou no fim do dia caminhe, nade, jogue à bola, dance, pedale. Adeque a atividade à sua condição física. Com o calor, evite demasiados esforços físicos.
Repouse e durma bem
No tempo livre, deve aproveitar para descansar. Durante o dia procure um lugar fresco para relaxar. Se sair à rua, deve estar à sombra, de preferência em zonas com árvores. Se estiver muito calor de noite, refresque-se. Retire roupa da cama para evitar sobreaquecer o corpo.
Texto adaptado de Ana Margarida Marques, Revista da APDP- Diabetes. Viver em equilíbrio, nº 90.
Continue a proteger-se a si e aos outros.